Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de março de 2012

Qual deve ser o limite no namoro? Como estabelecê-lo?



Saiba o que é a imposição de limites e a importância deles no relacionamento a dois

Basicamente, são “demarcações de propriedade”. Da mesma forma que uma cerca marca onde termina o seu terreno e começa o do vizinho, os limites pessoais distinguem a sua propriedade sentimental ou interior da dos outros. Você não consegue ver seus próprios limites. Entretanto, sabe que os tem quando alguém os ultrapassa.

O namoro é a jornada que precede o casamento, mas nem sempre essa viagem é agradável ou tranquila. Às vezes as coisas parecem fugir ao controle, e tudo à sua volta deixa de ser interessante. Então, qual o segredo para não perder o rumo e desfrutar nesse período de uma relação sadia e prazerosa? Tudo se resume em uma única palavra: LIMITES. Estabeleça limites em seu relacionamento e você crescerá na independência, honestidade e autocontrole. Se algumas de suas experiências no namoro foram difíceis e traumáticas, este estudo pode auxiliá-lo a rever a forma de você encarar os relacionamentos. Mesmo que esteja tudo bem em seu namoro, sempre há o que ajustar em algumas áreas importantes.

Os limites no namoro têm duas funções principais: definir e proteger. Definem porque dizem quem você é, deixam claro quais suas preferências e expõem de forma honesta sua personalidade à pessoa com quem está se relacionando. A recíproca é verdadeira: você terá condições de saber com quem está lidando. Os limites protegem porque o livram de influências e hábitos negativos que o outro, intencionalmente ou não, possa querer impor a você. Nesse caso, mais uma vez vale o inverso: eles ajudam a corrigir falhas que podem ter sido a causa de seu fracasso em outros relacionamentos.

Os limites podem também auxiliar você a desfazer alguns mitos, como o de que o relacionamento de pessoas com temperamentos opostos tem mais condições de “dar certo” ou de que o namoro é o remédio para a solidão. Mais importante ainda, é necessário esclarecer que não existe a pessoa ideal e perfeita, e sim a pessoa certa, que sabe respeitar os limites.

PRINCÍPIOS QUE AJUDARÃO VOCÊ A CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL
·        A honestidade é a base para qualquer relacionamento, e o namoro não é exceção. Quando se deparar com uma mentira, interprete-a como um sinal de aviso.
·        A amizade deve ser a base do namoro. O romance às vezes duro pouco. A amizade permanece.
·        Não finja gostar do que a outra pessoa gosta, só para ser aceito. Se você deseja ser amado pelo que é, seja autêntico.
·        Nem pense em levar a sério um relacionamento sem ter um bom sistema de apoio (amigos e igreja). Se você está namorando sem poder contar com alguém, corre grande perigo.
·        Aprenda a reconhecer quando o desejo que está alimentando é irrealizável. Esse tipo de esperança adoece o coração.
·        Respeite e valoriza as idéias, sentimentos e decisões da pessoa que você namora e exija dela o mesmo tipo de tratamento.
·        Seja qual for o argumento da outra pessoa, dizer não ao sexo antes do casamento é a única maneira de descobrir se ela respeita ou não os limites.
·        Se você está envolvido sentimentalmente com um “transgressor” de limites, comece hoje a demonstrar a firmeza necessária para que os mesmos fiquem claros e sejam respeitosamente cumpridos por ambos.

 REFERÊNCIAS BÍBLICAS
·        Cl 2.20-23- O namoro não é o problema e sim namorar de forma indiscriminada;
·        Ec 11.9- O namoro deve estar em equilíbrio com os limites que Deus estabeleceu sobre o que é bom.
·        Jo 3.16; 2Co 9.7; PV 6:16-17- Deus tem limites muito claros;
·        PV 27.12- mostre ao outro o que você aceita e o que não aceita.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Limites no namoro – Dr. Henry Cloud & Dr. John Townsend – Editora Vida.

Pr. Richarde – (31) 8489-3057, richarde.guerra@lagoinha.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores