Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de março de 2012

Desembarace-se


Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus. Hebreus 12.1-2



Você já teve de fazer um alvoroço para limpar sua casa ou seu escritório? Você já sentiu prazer em jogar fora lixo, consertar objetos e organizar materiais para que pudesse encontrá-los sempre que precisar?



Talvez precise de um alvoroço do Espírito Santo para que seja feita uma arrumação em sua própria vida. Diga: “Já vivi durante muito tempo nesta escravidão. Já tive pensamentos negativos por tempo suficiente, já tive de enfrentar durante muito tempo as mentiras do diabo. Não vou continuar mais com esses dias ruins, não irei mais sentir-me desencorajado, deprimido ou desanimado. Vou desfrutar minha vida”!

Jesus está pronto a ajudá-lo a viver sua vida em plenitude!




quinta-feira, 15 de março de 2012

Estabeleça prioridades


Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.



Salmos 139.16



Determine-se a desfrutar a vida abundante que Jesus deseja para você. O diabo sempre tentará mantê-lo perturbado. O ativismo da sociedade de hoje pode tornar a vida uma confusão. A maioria das pessoas tem muito estresse, pressão contínua e realmente muito a fazer.



Estabeleça prioridades. Comece seu dia com Deus. Determine-se a seguir sua direção durante todo o dia e você desfrutará cada dia de sua vida, e não apenas os finais de semana, férias ou dias ensolarados quando o clima está perfeito. Caminhar com Deus lhe dará prazer e tranqüilidade mesmo quando as coisas não acontecerem da forma que você esperava.




O Fundo da Piscina


Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de

molhar somente o dedão do pé antes de qualquer

mergulho. Alguém intrigado com aquele

comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito. 



O nadador sorriu respondeu:

Há alguns anos eu era um professor de natação. 

Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.

Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um pouco.



Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do

teto de vidro do clube.

Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente.

Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.



Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.



Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado.

Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz

para nos salvar pelo seu precioso sangue.



Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a

mente e  me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus.



Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. 

Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. 

Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.



Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido.

Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. 

Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite

a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.



Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina,

confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente

em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.



Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre

que vou até piscina molho o dedão do pé antes.

Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar,

ou retardar as coisas, pois, tudo acontecerá no seu devido tempo

e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso...



Suellen Carvalho

quarta-feira, 14 de março de 2012

Trate bem a si mesmo


Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Salmos 42.5



Deus lhe deu emoções, assim, não funciona tentar ignorá-las completamente. Você cometerá um grande erro caso se recuse a satisfazer suas necessidades emocionais. Se você está cansado, deve descansar. Se está estressado, precisa de alguma diversão.



Se você precisa de encorajamento, passe tempo com alguém que sabe como encorajá-lo. Não ignore suas necessidades emocionais em nome de uma postura cristã. Você é uma pessoa inteira: espírito, alma e corpo (veja 1 Tessalonicenses 5.23). Deus lhe mostrará como ser forte em todas as áreas de sua vida.


terça-feira, 13 de março de 2012

Tenha alegria


Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. Romanos 14.17-19



As coisas em sua vida não precisam ser sempre tão sérias para parecerem espirituais. Se você é cheio do Espírito de Deus, tudo o que fizer tem uma conotação espiritual. Você pode viver uma vida santa e, ainda assim, desfrutar seu dia.



Deus mede a santidade pela rapidez com que obedecemos à Sua voz. Ele promete que a bondade e misericórdia nos seguirão se buscarmos a presença dEle (veja Salmos 23.6). Ele pode até encorajá-lo a simplesmente estar alegre hoje.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Vista a armadura certa

Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra.

1 Samuel 17.47



Quando Davi estava prestes a enfrentar Golias, todos ao seu redor disseram: “Davi, você não pode fazer isso”! Mas Deus deu um “conhecimento” interior a Davi de que ele seria bem-sucedido no nome do Senhor. Quando o rei Saul decidiu deixar Davi lutar, ele lhe deu sua armadura, mas Davi respondeu: “Não posso usá-la, porque não estou acostumado com isso” (veja 1 Samuel 17.31-39). Davi sabia que ele deveria ir, no nome do Senhor, apenas com sua funda (veja versículos 40-50).



Se você tem batalhas a enfrentar na vida, não deixe que outros lhe digam como lutar. Deus, pessoalmente, o instruirá como deve agir. A Palavra é sua arma; eis por que há uma necessidade vital de armar-se com conhecimento e passar tempo na presença de Deus antes de enfrentar qualquer gigante.

O Amor é a Lei Suprema

O amor não pratica o mal contra o próximo [nunca causa dano a alguém]; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Romanos 13.10



Há coisas que não devemos fazer, simplesmente, porque amamos a Deus e porque não queremos machucar a consciência de outra pessoa. Podemos ter liberdade para fazer todas as coisas, mas nossa liberdade poderá ofender os outros ou ferir-lhes a consciência, e isso é pecado contra Deus.



Se você caminhar em amor hoje, pode haver coisas que você tem direito a fazer, mas o Espírito Santo o aconselhará a não fazê-las por causa do amor a alguém que pode ser ferido ao observar sua atitude.. O amor nunca pensa em seus próprios interesses (veja 1 Coríntios 13.5). O amor é sempre a lei suprema.




sexta-feira, 9 de março de 2012

1º CONGRESSO DE JUNIORES CARTAZ

Qualidade é melhor que quantidade






De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta (em meu coração medito e meu espírito pondera diligentemente).



Salmos 77.6



Deus está mais interessado na qualidade daquilo que você aprende do que na quantidade de ensino ao qual você se expõe. Ele prefere que você leia um versículo e receba revelação disso do que dois livros inteiros da Bíblia e não seja capaz de compreender o que acabou de ler.



Diminua a marcha o suficiente para pedir sabedoria a Deus e ouça a orientação dEle. Tome um pouco de tempo para certificar-se de que você tem paz sobre essa idéia. Se não tiver, nem mesmo queira compreender por que você não tem paz. Apenas não faça!



Atente para as mensagens que o Senhor está especificamente lhe dando quando ouvir um ensino pela TV, pelo rádio, por áudios de sermões, por uma reunião da igreja ou por meio de um estudo bíblico semanal. Peça a Deus que lhe mostre como aplicar o que você ouve em sua própria vida. Medite na Palavra todo dia e busque formas de usar o que aprendeu. Então, você saberá que está desfrutando um verdadeiro tempo de qualidade com Deus.



(E-mail da Lagoinha)






1º CONGRESSO DE JUNIORES DA PIBIPS

















1° CONGRESSO DOS JUNIORES

DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO IPS





TEMA: Separados para as NAÇÕES!



DIVISA:



"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações".  JEREMIAS 1:5



HINO OFICIAL:

Fogo Consumidor




Fogo consumidor vem arder em nós
Aquecer
a chama que um dia queimou por ti


Homens se desviaram, profetas se venderam
Mas existem aqueles que não se dobraram
Diante outros deuses
Mas existem aqueles que não se dobraram
Diante outros deuses



Deus está levantando um novo povo
Deus está sacudindo toda terra
Deus está separando seus profetas
Um novo dia a amanhecer
Uma nova história a se cumprir
O choro já durou a noite é chegado o amanhecer



E chegado o amanhecer (3x)



DATA: 30 e 31 DE MARÇO de 2012



OBJETIVO: Que os juniores busquem em Deus a direção para cumprirem a missão, que eles entendam que não importa a idade em que Deus chama, e que cada pessoa tem um chamado a responder, um plano dado por Deus para que essa pessoa colabore na missão do IDE. A responsabilidade dessa missão dada a igreja também é deles.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Receba a Paz de Deus


… e, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.



Tiago 1.5



Seja cuidadoso quando alguém fizer uma sugestão que lhe pareça boa; nem toda boa idéia é uma idéia dada por Deus. Não corra para tomar uma decisão e aceitar uma nova responsabilidade sem primeiramente orar a respeito.



Diminua a marcha o suficiente para pedir sabedoria a Deus e ouça a orientação dEle. Tome um pouco de tempo para certificar-se de que você tem paz sobre essa idéia. Se não tiver, nem mesmo queira compreender por que você não tem paz. Apenas não faça!


Siga os desejos de seu coração


Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.



Salmos 25.12-13



Para desfrutar sua vida, comece a seguir os desejos dados por Deus em seu coração em vez dos desejos da sua carne. Você poderá precisar amadurecer na fé antes de saber a diferença entre sua carne e os desejos do Espírito.



Uma forma de dizer se você está seguindo o desejo de sua carne é que, quando você começar a fazê-lo, perderá sua paz e enfrentará um conflito. Se isso não é de Deus, você se sentirá empurrando um cavalo empacado montanha acima. Se for um desejo do Espírito, funcionará como uma máquina bem calibrada. Fluirá, com o que chamo de “tranqüilidade santa”. Comece o dia da forma certa e siga seu coração.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Qual deve ser o limite no namoro? Como estabelecê-lo?



Saiba o que é a imposição de limites e a importância deles no relacionamento a dois

Basicamente, são “demarcações de propriedade”. Da mesma forma que uma cerca marca onde termina o seu terreno e começa o do vizinho, os limites pessoais distinguem a sua propriedade sentimental ou interior da dos outros. Você não consegue ver seus próprios limites. Entretanto, sabe que os tem quando alguém os ultrapassa.

O namoro é a jornada que precede o casamento, mas nem sempre essa viagem é agradável ou tranquila. Às vezes as coisas parecem fugir ao controle, e tudo à sua volta deixa de ser interessante. Então, qual o segredo para não perder o rumo e desfrutar nesse período de uma relação sadia e prazerosa? Tudo se resume em uma única palavra: LIMITES. Estabeleça limites em seu relacionamento e você crescerá na independência, honestidade e autocontrole. Se algumas de suas experiências no namoro foram difíceis e traumáticas, este estudo pode auxiliá-lo a rever a forma de você encarar os relacionamentos. Mesmo que esteja tudo bem em seu namoro, sempre há o que ajustar em algumas áreas importantes.

Os limites no namoro têm duas funções principais: definir e proteger. Definem porque dizem quem você é, deixam claro quais suas preferências e expõem de forma honesta sua personalidade à pessoa com quem está se relacionando. A recíproca é verdadeira: você terá condições de saber com quem está lidando. Os limites protegem porque o livram de influências e hábitos negativos que o outro, intencionalmente ou não, possa querer impor a você. Nesse caso, mais uma vez vale o inverso: eles ajudam a corrigir falhas que podem ter sido a causa de seu fracasso em outros relacionamentos.

Os limites podem também auxiliar você a desfazer alguns mitos, como o de que o relacionamento de pessoas com temperamentos opostos tem mais condições de “dar certo” ou de que o namoro é o remédio para a solidão. Mais importante ainda, é necessário esclarecer que não existe a pessoa ideal e perfeita, e sim a pessoa certa, que sabe respeitar os limites.

PRINCÍPIOS QUE AJUDARÃO VOCÊ A CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL
·        A honestidade é a base para qualquer relacionamento, e o namoro não é exceção. Quando se deparar com uma mentira, interprete-a como um sinal de aviso.
·        A amizade deve ser a base do namoro. O romance às vezes duro pouco. A amizade permanece.
·        Não finja gostar do que a outra pessoa gosta, só para ser aceito. Se você deseja ser amado pelo que é, seja autêntico.
·        Nem pense em levar a sério um relacionamento sem ter um bom sistema de apoio (amigos e igreja). Se você está namorando sem poder contar com alguém, corre grande perigo.
·        Aprenda a reconhecer quando o desejo que está alimentando é irrealizável. Esse tipo de esperança adoece o coração.
·        Respeite e valoriza as idéias, sentimentos e decisões da pessoa que você namora e exija dela o mesmo tipo de tratamento.
·        Seja qual for o argumento da outra pessoa, dizer não ao sexo antes do casamento é a única maneira de descobrir se ela respeita ou não os limites.
·        Se você está envolvido sentimentalmente com um “transgressor” de limites, comece hoje a demonstrar a firmeza necessária para que os mesmos fiquem claros e sejam respeitosamente cumpridos por ambos.

 REFERÊNCIAS BÍBLICAS
·        Cl 2.20-23- O namoro não é o problema e sim namorar de forma indiscriminada;
·        Ec 11.9- O namoro deve estar em equilíbrio com os limites que Deus estabeleceu sobre o que é bom.
·        Jo 3.16; 2Co 9.7; PV 6:16-17- Deus tem limites muito claros;
·        PV 27.12- mostre ao outro o que você aceita e o que não aceita.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Limites no namoro – Dr. Henry Cloud & Dr. John Townsend – Editora Vida.

Pr. Richarde – (31) 8489-3057, richarde.guerra@lagoinha.com.

Seguindo o Espírito de Deus




E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito [Santo] [qual é o seu intento], porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos [diante de Deus].



Romanos 8.27



Muitas pessoas seguem seus próprios desejos ou os conselhos de outras pessoas, em vez de seguir o Espírito de Deus. O Espírito Santo foi dado a cada um de nós para nos guiar à plenitude do nosso propósito e àquilo que Jesus morreu para nos dar.



Sua fé em Jesus lhe dá a promessa do céu, mas Deus quer operar todas as coisas para o seu bem também aqui nesta vida (veja Romanos 8.28). Não se satisfaça em receber metade daquilo que Jesus morreu para lhe dar. Siga a direção de Espírito para que você obtenha tudo o que Deus tem para você. Busque a Deus por uma orientação clara para permanecer exatamente no centro da perfeita vontade dEle para cada dia.


Condenado a morte por ser cristão





Uma decisão da justiça do Irã provocou indignação internacional e protestos de defensores da liberdade de religião. Um homem que se converteu ao cristianismo foi condenado à morte.



Youssef Nadarkhani foi preso em 2009 porque não quis que os filhos estudassem o livro sagrado dos muçulmanos – o Alcorão. Ele se tornou cristão aos 19 anos de idade e três anos depois, já pastor evangélico, fundou uma pequena comunidade cristã na cidade de Rasht, a noroeste de Teerã. Nadarkhani foi preso, acusado de abandonar a fé islâmica, e recebeu a sentença máxima: morte por enforcamento.



Durante três anos, o caso foi examinado por cortes superiores iranianas. A esposa de Nadarkhani também foi detida, chegou a ser condenada à prisão perpétua, mas depois foi solta. O pastor, por três vezes, recebeu proposta de abandonar o cristianismo e voltar para o islã, em troca da suspensão da pena de morte. Youssef Nadarkhani não aceitou.



Segundo o Centro Americano de Lei e Justiça – uma organização que defende a liberdade religiosa nos Estados Unidos e acompanha o caso de Youssef – a sentença foi confirmada pelo governo iraniano e a ordem de execução foi dada.



Jordan Sekulow, diretor do centro, vem divulgando em um programa de rádio a perseguição contra Nadarkhani.



“Não sabemos se ele ainda está vivo nesse momento” diz Sekulow. “A ordem de execução não é divulgada publicamente. A única coisa que pode salvar Nadarkhani”, ele diz “é a pressão internacional, principalmente de países como o Brasil, que tem boas relações diplomáticas com o Irã”.



Vamos clamar ao Senhor pela vida do nosso irmão, em Cristo. Temos que trazer à memória aquilo que nos dá esperança. No livro de Daniel 3.23-25 encontramos o grande livramento do Senhor sobre a vida dos seus servos que confiaram Nele plenamente: ” E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. “



:: Renata Giori

renata.giori@lagoinha.com

Fonte G1/Globo

Crédito foto: UN Photo/JC McIlwaine

Desfrute sua vida




Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como [se fosse algo] para o Senhor e não para homens, cientes [com toda a certeza] de que recebereis do Senhor [e não dos homens] a [real] recompensa da herança.



Colossenses 3.23



Jesus morreu para que você possa desfrutar vida abundante, não apenas nos dias que estiver de folga ou de férias, indo ao shopping ou jogando com os amigos, mas todos os dias de sua vida.



Ele quer que você desfrute o momento de ir ao supermercado, ou enquanto estiver levando os filhos à escola, ou ao pagar suas contas. Ele quer que você desfrute a vida ao limpar sua casa ou ao cortar a grama do jardim.



Você pode desfrutar a vida quando se determinar a fazê-lo. Diga: “Vou desfrutar cada fato em minha vida, porque Jesus morreu para que eu pudesse ter alegria indizível e cheia de glória”.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Sem rivais

Quer livrar-se dos seus inimigos? Ame-os!

O texto que está em Salmo 109.1-20 te assusta? Mas não é assim que agimos muitas vezes? Queremos que Deus nos vingue, castigando aqueles que nos prejudicaram. Davi chegou a pedir que a morte apanhasse seus inimigos de surpresa e eles descessem vivos à sepultura (Sl 55.15)!

Você pode argumentar que não tem inimigos declarados. Pense, então, naquelas pessoas que tornam sua vida mais difícil por meio de engano, desrespeito e até violência. Por exemplo, no estado onde moro a rivalidade entre os dois principais times de futebol é muito grande. Os comentaristas esportivos dizem que há uma “gangorra”: se um dos times está bem, o outro não estará. Sendo assim, é muito difícil conviver pacificamente. Trocar de time, então, é considerado traição. A rivalidade é tão “normal” que um dia parabenizei um amigo por uma conquista do “time inimigo” e ele ficou surpreso!

Jesus ensinou que devemos amar nossos inimigos (Lc 6.27-28). Como é difícil fazer isso! Pensamos que tais pessoas não merecem nosso amor – mas esquecemos que nós também não merecíamos o amor de Deus. Contudo, ele ama os bons e os maus. Cristo morreu para reconciliar com Deus até mesmo aqueles que o crucificaram.

Tenho de admitir: não sou capaz de amar assim. Preciso da ajuda de Deus a cada dia. Somente por amor a ele posso abandonar minhas restrições pessoais e retribuir o mal com o bem. É mais fácil amar quem é mais agradável e confiável, e que me ama também – mas até as pessoas sem Deus fazem isso!  Os cristãos têm de ir além e surpreender os outros fazendo aquilo que eles não esperam. Jesus disse que devemos orar por eles e também demonstrar em ações concretas nosso amor. Se eles não mudarem de atitude, problema deles – nós mudamos! Não seremos mais motivados pelas ações dos outros, mas pelo desejo de obedecer a Deus.


Renove sua alegria




Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário.



1 Crônicas 16.27



Traumas emocionais tiram a energia das pessoas. Mas a Palavra diz: “Não se aflija ou deprima, pois a alegria do Senhor é sua força e fortaleza” (Neemias 8.10 – AMP). O diabo quer roubar sua alegria porque ele sabe que a alegria é sua força. Ele quer que você esteja fraco para que não resista aos ataques dele contra sua vida. Eis por que algumas vezes precisamos uns dos outros.



Alguns dias, Deus enviará mensageiros para edificar sua fé e renovar sua alegria. Em outros dias, Ele o enviará a alguém que está se sentindo fraco porque Satanás está atacando-o. Encoraje alguém hoje. Pode haver pessoas precisando de um amigo para estar ao lado delas, para encorajar-lhes, animar-lhes e orar por elas.

Deus está ao seu lado


Porque o Senhor se agrada do seu povo e de salvação adorna os humildes.



Salmos 149.4



Se você nunca enfrenta tribulações, nunca exercitará sua fé. Mas, ao enfrentar momentos difíceis, você não deve temer a vida. Isaías 8.13 – AMP diz: “Ao Senhor dos exércitos, considera santo e honre ao seu santo nome [ao honrá-lo como sua única esperança de segurança] e deixe que Ele seja seu temor e seu espanto [não o ofenda por desconfiar dele e por ter medo do homem]”.



Se você teme a vida ou às pessoas, não está confiando em Deus para salvá-lo. Mantenha seu temor e respeito reverencial a Deus, temendo desagradar-Lhe, mas não tenha medo de mais nada. Se Deus é por você, quem pode ser contra você? “… em todas essas coisas somos mais do que vencedores através daquele que nos amou” (Romanos 8.37).




Seguidores